Desenvolvimento

Docker

Docker é um contêiner de ambientes de desenvolvimento e testes criado para conter aplicativos que vão rodar em nuvem. Estes ambientes são criados dentro de especificações padronizados de forma a permitir múltiplas replicas implementando confiabilidade e escalabilidade.

Este ambiente é gerado nativamente no linux e necessita de instalação de inúmeros aplicativos, pacotes e dependências, assim como necessita também da correta configuração de cada um deles para o perfeito funcionamento.

Para efetuar a réplica do ambiente e realizar a escalabilidade, o Docker utiliza o VirtualBox.

Aproveitando o VirtualBox, todo o processo de instalação acabou sendo implementado dentro de uma VM, criando uma imagem de máquina virtual contendo no final, o Docker perfeitamente configurado e pronto para trabalhar. Assim sendo, toda a complexidade descrita anteriormente é resolvida de forma extremamente fácil.

A instalação no Windows era simples pois bastava instalar o VirtualBox e rodar a VM contendo o Docker. Porém, o VirtualBox se mostrou lento e problemático no ambiente Windows e o VirtualBox acabou sendo substituído pelo Hiper-V. Sendo assim, atualmente, a instalação do Docker requer o Windows 10 Pro dotado de Hiper-V obrigatóriamente e não há procedimento para a instalação em outras versões do Windows.

No meu caso, possuo o Windows Server 2012 R2 que não atende o pré-requisito. Além do mais, neste servidor está hospedando o VMWare Workstation 12 rodando uma VM do Windows 10 continuamente. O VirtualBox causa problemas no VMWare e não pode rodar na mesma máquina. Só pelo fato de instalar o VirtualBox, alguns problemas tais como o funcionamento em Bridge da interface de rede para de funcionar.

A tentativa de instalar o Docker na VM do Windows 10 rodando no VMWare não funcionou. O problema foi causado pelo fato de que a BIOS teria que fornecer suporte ao Hiper-V e que deve estar habilitado, e que não acontece de modo algum na Versão do VMWare Workstation 12. Provavelmente, o VMWare Workstation 14 já ofereça tal suporte por'em a atualização do VMWare não é uma opção no meu caso.

A solução foi encontrada depois de muita pesquisa em vários fóruns os quais não me lembro exatamente onde foi que encontrei a maioria das dicas mas segue abaixo o que funcionou para mim, inclusive, é mencionado que funciona até no Windows 7. De qualquer forma, praticamente todos posts se basearam no post do link https://stefanscherer.github.io/yes-you-can-docker-on-windows-7/.

Boa sorte,

'Labirito Master

Port binding poderá ser um pouco complicado de se configurar para conectar seu dev-env VM no VMWare contendo a VM do Docker de dentro do VirtualBox.