Apresentamos aqui uma coleção de artigos contendo instruções de como entender como funciona e até como implementar funções, projetos ou transformar a teoria em prática.
Para melhor organização e ajudar na busca, dividimos estes artigos em categorias e usaremos tags para auxílio na sua busca.
A Eletronica é um conhecimento necessário para aqueles que se envolvem com automação e robótica mas que nem todos dominam. Muitos iniciantes imaginam poder montar os seus projetos sem conhecer o suficiente, apenas, copiando os projetos postados na internet e substituindo componentes por outros sem um cálculo ou conhecimento prévio e está sujeito a provocar desastres.
A Informatica e Internet são parte da nossa vida e ao nos propor a conhecer o mundo dos microcontroladores e embarcados, acabamos nos interessando em fazê-los comunicar através de redes e internet pois são seguros, fáceis de implementar e tem longo alcance sem falar nos dispositivos que já existem e podem cooperar com seus projetos.
Sub áreas:
Programação e Lógica são conhecimentos básicos para quem deseja desenvolver aplicativos e sketchs de MCUs(tais como o PIC, Arduino, ESP8266, Raspberry, STM32), assim como aplicativos e serviços para Android, PC ou Servidores e até para rodar na nuvem.
Sub áreas:
NodeJS
MCUs (Micro Controller Unit) são derivados das CPUs contendo além da unidade de processamento, memória, portas de entradas e saídas e até conversores e controladores de comunicação, normalmente encapsulados em um único chip.
Embarcados são pequenos módulos contendo MCUs (Micro controladores) ou SoCs (Sistemas em um só chip) contendo GPU (processador gráfico) e alguns componentes auxiliares para facilitar o uso ou desenvolvimento de sistemas robóticos ou de automação.
Estes sistemas embarcados vem ganhando popularidade pois facilita drasticamente o desenvolvimento e utilização dos MCUs, principalmente para os iniciantes os quais possuem poucos recursos financeiros, poucas ferramentas e conhecimento limitado.
O Arduino é uma implementação de microcontroladores da Atmel e se popularizou por ser mais fácil de se desenvolver os projetos as custas de confiabilidade e limitação da utilização de todo o poder dos chips ATMega. Visite nossa Página de Referência.
O ESP8266 é um poderoso e minúsculo componente contendo um microcontrolador de 32 bits memória flash e comunicação WiFi com antena integrada. Este módulo, apesar de ser poderoso e mais completo do que o Arduíno, tem o custo bem menor e a facilidade de programação é tanta que ele suporta comandos AT, desenvolvimento de sketch usando IDE do próprio Arduino e LUA com NODEMCU. Tutorial interessante em http://br-arduino.org/2015/08/nodemcu-esp8266.html
STM32 é uma serie de MCUs da ARM que vem sendo popularizado rapidamente pois além de serem poderosos, são baratos, possibilitam o debug e estão disponíveis em forma de modulos de produção e de desenvolvimento.
Raspberry Pi é um módulo do tamanho de um cartão de crédito baseado no chip da Broadcom contendo processador ARM, GPU, controlador Ethernet e WiFi, controlador de HD, cartão SD e portas I/O.
O projeto IOTON é um dos projetos participando no catarse, e esperamos que tenha sucesso pois a proposta de facilidade de desenvolvimento é muito interessante.
Outros sistemas embarcados que podem chamar a atenção e, quem sabe, obter sucesso e até concorrer com o PIC, Arduino e ESP8266.
As Bibliotecas são conjuntos de códigos prontos para funções específicas que são muito úteis para o reúso dos códigos desenvolvidos pelos especialistas em cada assunto. Existem milhares de bibliotecas disponíveis pela internet e muitas são obsoletas ou nem tão interessante ou de boa qualidade. Portanto, a lista de bibliotecas interessantes pode ser útil para todos. Esta pasta conterá links para artigos de outras áreas para evitar redundâncias.
As máquinas CNC já existem há muito tempo mas recentemente vem se popularizando entre os iniciantes hobbystas e até veteranos da robótica. Além de ser mais fácil montar os equipamentos, estão surgindo muitos projetos e kits baixando os custos e diversificando os tipos disponíveis.
Por favor, enviem sugestões e críticas construtivas
Gerenciadores de dispositivos
Aqui apresento vários sites que venho conhecendo contendo idéias, novidades, que poderiam iluminar nossas cabeças e, quem sabe, até nos inspirar a inventar algo realmente inovador e interessante:
Plataformas de Desenvolvimento e frameworks
Treinamentos e Cursos:
Apreciamos comentários e sugestões que contribuam com crescimento ou melhoria nos tópicos dos tutoriais. Agradecemos a sua participação neste site.
Muito obrigado,
'Labirito Master