O Raspberry Pi é um mini PC tão versátil que aceita vários Sistemas Operacionais (S.O.s) e a versão oficial normalmente vem com um cartão SD já contendo um Instalador de S.O. chamado NOOBS.
Pode-se conseguir as imagens destes S.O.s pela site oficial do Raspberry: https://www.raspberrypi.org/downloads/. Nesta página temos os S.O.s oficialmente suportados pelo Raspberry Pi porém há outros S.O.s ainda que apesar de serem muito interessantes não fazem parte do escopo deste tutorial.
Neste tutorial, iremos instalar o Raspbian por ser o S.O. oficial mais antigo e portanto acredito ser o mais confiável.
O Raspbian é o Sistema Operacional Linux para PC que foi portado para a plataforma do Raspberry e possui os mesmos recursos de um Linux comum. Os mesmos aplicativos que funcionam no PC podem rodar no Raspbian se forem compilados para o Raspberry.Logicamente, poderá haver alguma incompatibilidade de driver e dispositivos que são diferentes no Raspbian mas a maioria é compatível.
Há 2 versões do Raspbian e a diferença entre eles é a inclusão da interface gráfica que faz parte da versão "RASPBIAN STRETCH WITH DESKTOP". Muitos especialistas em UNIX e Linux descartam a interface gráfica e preferem a versão "RASPBIAN STRETCH LITE" por ser menor, utilizar menos recursos principalmente de CPU, memória e espaço no SD.
No Raspberry, não há disco rígido (o famoso HD) e o sistema operacional normalmente é instalado em cartão de memória SD.
O procedimento aqui será baseado no windows mas servirá como guia para Macintosh ou Linux com qualquer uma das imagens.
Baixe o arquivo da imagem do Raspbian na página oficial do Raspberry https://www.raspberrypi.org/downloads/raspbian/, dê preferencia para baixar como um arquivo *.zip. A opção para baixar como torrent requer o aplicativo próprio para download de torrents.
O nome do arquivo deve ser parecido com 2018-06-27-raspbian-stretch.zip. Apenas a parte inicial numérica que representa a data em que foi compilada pode ser diferente.
Extraia o arquivo para obter 2018-06-27-raspbian-stretch.img (novamente, a parte inicial numérica pode ser diferente) e certifique-se que não há mensagens de erro durante a extração. Caso haja alguma mensagem de erro, provavelmente o arquivo esteja corrompido e então, neste caso, baixe o arquivo novamente.
Uma dica para as imagens da versão com Desktop é que para descompactar o arquivo que foi utilizado a compressão do formato ZIP64 com os aplicativos 7-Zip (Windows), The Unarchiver (Mac) ou Unzip (Linux).
Baixe o aplicativo Etcher pelo link https://etcher.io/ compatível com o S.O. que está usando para gravar o cartão SD (Mac ou Win).
Instale o Etcher e abra-o para carregar a imagem do Raspbian que foi baixada e extraída.
No primeiro botão, se carrega a imagem. Selecione o arquivo 2018-06-27-raspbian-stretch.zip que acabou de extrair.
No segundo botão, ao inserir o cartão SD, o Etcher irá detectar automaticamente e escolher o driver correto. É recomendado se certificar que o drive escolhido é o correto. Ao passar o mouse no desenho do Drive será mostrado qual foi o escolhido. No caso do Windows, ele mostra a letra do drive.
No terceiro botão, é realizada a operação de gravação. O tempo de espera será bem maior que os passos anteriores pois além de gravar, executa a verificação.
No final, apenas feche o Etcher e execute o procedimento de ejetar ou desmontar o drive do cartão SD para então retirar o cartão e instalar no Raspberry.
Uma vez que o cartão foi gravado e instalado no Raspberry, basta ligar um monitor na entrada HDMI, um teclado na entrada USB e se precisar, um mouse na outra entrada USB.
Ao ligar a alimentação do Raspberry, deverá aparecer a tela inicial ou uma sequencia de textos correndo pela tela até parar pedindo para um usuário se logar.
Siga o procedimento inicial para configurar o Raspberry.
Conecte um cabo de rede na porta Ethernet. Caso o cabo esteja conectado corretamente e ligado ao roteador ou switch, os leds da porta Ethernet deverão piscar.
Há momentos em que não temos monitor ou display conectado ao Raspberry e precisamos ativar o acesso remotamente e não temos o VNC, SSH ou qualquer outro meio disponível pois eles estão desativados por motivo de segurança.
Felizmente, para este caso, há um script preparado para ativar automaticamente o SSH e assim poderemos ativar outros meios para o acesso remoto, caso necessário.
Considerando que o S.O. Raspbian esteja instalado no cartão SD, desligue o Raspberry e retire o cartão SD.
Instale o cartão SD no PC e crie um arquivo qualquer com o nome "ssh" sem as aspas e sem extensão, no diretório raiz. Uma dica é a de criar um arquivo texto vazio, salvar e renomear corretamente. Ou, pode-se copiar algum outro arquivo e renomear. O script não irá verificar o tamanho nem o conteúdo do arquivo.
Execute o procedimento de ejetar ou desmontar o drive do cartão SD para então retirar o cartão e instalar no Raspberry novamente e ligue a alimentação.
Descubra o endereço IP do Raspberry utilizando a interface de usuário do roteador o qual estiver conectado. Normalmente há uma tela onde indica as conexões DHCP ativas e pode-se identificar qual deles pertence ao Raspberry notando qual deles aparece ou desaparece ligando ou desligando o Raspberry.
Usando um cliente ssh, um terminal ou putty, conecte-se ao Raspberry usando o IP identificado e porta padrão do SSH.
Após aceitar o certificado e a conexão for realizada, haverá um texto inicial de saudação e um prompt solicitando usuário e senha.
O usuário padrão de fábrica é "pi
" e a senha é "raspberry
". É altamente recomendada a troca da senha na primeira chance que tiver.
Para as configurações iniciais, utilize o raspi-config digitando o comando:
sudo raspi-config
Divirta-se e boa sorte!
'Labirito Master