Introdução
O Raspberry Pi é um mini PC tão versátil que aceita vários Sistemas Operacionais (S.O.s) e a versão oficial normalmente vem com um cartão SD já contendo um Instalador de S.O. chamado NOOBS.
Pode-se conseguir as imagens destes S.O.s pela site oficial do Raspberry: https://www.raspberrypi.org/downloads/. Nesta página temos os S.O.s oficialmente suportados pelo Raspberry Pi porém há outros S.O.s ainda que apesar de serem muito interessantes não fazem parte do escopo deste tutorial.
O Sistema Operacional Raspbian
Neste tutorial, iremos instalar o Raspbian por ser o S.O. oficial mais antigo e portanto acredito ser o mais confiável.
O Raspbian é o Sistema Operacional Linux para PC que foi portado para a plataforma do Raspberry e possui os mesmos recursos de um Linux comum. Os mesmos aplicativos que funcionam no PC podem rodar no Raspbian se forem compilados para o Raspberry.Logicamente, poderá haver alguma incompatibilidade de driver e dispositivos que são diferentes no Raspbian mas a maioria é compatível.
Há 2 versões do Raspbian e a diferença entre eles é a inclusão da interface gráfica que faz parte da versão "RASPBIAN STRETCH WITH DESKTOP". Muitos especialistas em UNIX e Linux descartam a interface gráfica e preferem a versão "RASPBIAN STRETCH LITE" por ser menor, utilizar menos recursos principalmente de CPU, memória e espaço no SD.
No Raspberry, não há disco rígido (o famoso HD) e o sistema operacional normalmente é instalado em cartão de memória SD.
Download e preparação do cartão SD
O procedimento aqui será baseado no windows mas servirá como guia para Macintosh ou Linux com qualquer uma das imagens.
Baixe o arquivo da imagem do Raspbian na página oficial do Raspberry https://www.raspberrypi.org/downloads/raspbian/, dê preferencia para baixar como um arquivo *.zip. A opção para baixar como torrent requer o aplicativo próprio para download de torrents.
O nome do arquivo deve ser parecido com 2018-06-27-raspbian-stretch.zip. Apenas a parte inicial numérica que representa a data em que foi compilada pode ser diferente.
Extraia o arquivo para obter 2018-06-27-raspbian-stretch.img (novamente, a parte inicial numérica pode ser diferente) e certifique-se que não há mensagens de erro durante a extração. Caso haja alguma mensagem de erro, provavelmente o arquivo esteja corrompido e então, neste caso, baixe o arquivo novamente.
Uma dica para as imagens da versão com Desktop é que para descompactar o arquivo que foi utilizado a compressão do formato ZIP64 com os aplicativos 7-Zip (Windows), The Unarchiver (Mac) ou Unzip (Linux).
Baixe o aplicativo Etcher pelo link https://etcher.io/ compatível com o S.O. que está usando para gravar o cartão SD (Mac ou Win).
Instale o Etcher e abra-o para carregar a imagem do Raspbian que foi baixada e extraída.
No primeiro botão, se carrega a imagem. Selecione o arquivo 2018-06-27-raspbian-stretch.zip que acabou de extrair.
No segundo botão, ao inserir o cartão SD, o Etcher irá detectar automaticamente e escolher o driver correto. É recomendado se certificar que o drive escolhido é o correto. Ao passar o mouse no desenho do Drive será mostrado qual foi o escolhido. No caso do Windows, ele mostra a letra do drive.
No terceiro botão, é realizada a operação de gravação. O tempo de espera será bem maior que os passos anteriores pois além de gravar, executa a verificação.
No final, apenas feche o Etcher e execute o procedimento de ejetar ou desmontar o drive do cartão SD para então retirar o cartão e instalar no Raspberry.
Teste da gravação do cartão SD
Uma vez que o cartão foi gravado e instalado no Raspberry, basta ligar um monitor na entrada HDMI, um teclado na entrada USB e se precisar, um mouse na outra entrada USB.
Ao ligar a alimentação do Raspberry, deverá aparecer a tela inicial ou uma sequencia de textos correndo pela tela até parar pedindo para um usuário se logar.
Siga o procedimento inicial para configurar o Raspberry.
Conecte um cabo de rede na porta Ethernet. Caso o cabo esteja conectado corretamente e ligado ao roteador ou switch, os leds da porta Ethernet deverão piscar.
Caso não tenha monitor, display, teclado e mouse conectado no Raspberry
Há momentos em que não temos monitor ou display conectado ao Raspberry e precisamos ativar o acesso remotamente e não temos o VNC, SSH ou qualquer outro meio disponível pois eles estão desativados por motivo de segurança.
Felizmente, para este caso, há um script preparado para ativar automaticamente o SSH e assim poderemos ativar outros meios para o acesso remoto, caso necessário.
Considerando que o S.O. Raspbian esteja instalado no cartão SD, desligue o Raspberry e retire o cartão SD.
Instale o cartão SD no PC e crie um arquivo qualquer com o nome "ssh" sem as aspas e sem extensão, no diretório raiz. Uma dica é a de criar um arquivo texto vazio, salvar e renomear corretamente. Ou, pode-se copiar algum outro arquivo e renomear. O script não irá verificar o tamanho nem o conteúdo do arquivo.
Execute o procedimento de ejetar ou desmontar o drive do cartão SD para então retirar o cartão e instalar no Raspberry novamente e ligue a alimentação.
Descubra o endereço IP do Raspberry utilizando a interface de usuário do roteador o qual estiver conectado. Normalmente há uma tela onde indica as conexões DHCP ativas e pode-se identificar qual deles pertence ao Raspberry notando qual deles aparece ou desaparece ligando ou desligando o Raspberry.
Usando um cliente ssh, um terminal ou putty, conecte-se ao Raspberry usando o IP identificado e porta padrão do SSH.
Após aceitar o certificado e a conexão for realizada, haverá um texto inicial de saudação e um prompt solicitando usuário e senha.
O usuário padrão de fábrica é "pi
" e a senha é "raspberry
". É altamente recomendada a troca da senha na primeira chance que tiver.
Para as configurações iniciais, utilize o raspi-config digitando o comando:
sudo raspi-config
Divirta-se e boa sorte!
'Labirito Master