Tutorial Embarcados

Embarcados

Embarcados são pequenos módulos contendo MCUs (Micro controladores) ou SoCs (Sistemas em um só chip) contendo GPU (processador gráfico) e alguns componentes auxiliares para facilitar o uso ou desenvolvimento de sistemas robóticos ou de automação.

Estes sistemas embarcados vem ganhando popularidade pois facilita drasticamente o desenvolvimento e utilização dos MCUs, principalmente para os iniciantes os quais possuem poucos recursos financeiros, poucas ferramentas e conhecimento limitado.

O Arduino é uma implementação de microcontroladores da Atmel e se popularizou por ser mais fácil de se desenvolver os projetos as custas de confiabilidade e limitação da utilização de todo o poder dos chips ATMega. Visite nossa Página de Referência.

O ESP8266 é um poderoso e minúsculo componente contendo um microcontrolador de 32 bits memória flash e comunicação WiFi com antena integrada. Este módulo, apesar de ser poderoso e mais completo do que o Arduíno, tem o custo bem menor e a facilidade de programação é tanta que ele suporta comandos AT, desenvolvimento de sketch usando IDE do próprio Arduino e LUA com NODEMCU. Tutorial interessante em http://br-arduino.org/2015/08/nodemcu-esp8266.html

STM32 é uma serie de MCUs da ARM que vem sendo popularizado rapidamente pois além de serem poderosos, são baratos, possibilitam o debug e estão disponíveis em forma de modulos de produção e de desenvolvimento.

  • Instalação do ambiente usando eclipse http://www.davidrojas.co.uk/stm32f3discovery-on-mac-os-x-using-eclipse-gcc-arm-and-openocd/
  • Ambiente completo http://electronics.stackexchange.com/questions/205869/how-to-start-with-stm32f103c8t6-board

Raspberry Pi é um módulo do tamanho de um cartão de crédito baseado no chip da Broadcom contendo processador ARM, GPU, controlador Ethernet e WiFi, controlador de HD, cartão SD e portas I/O.

O projeto IOTON é um dos projetos participando no catarse, e esperamos que tenha sucesso pois a proposta de facilidade de desenvolvimento é muito interessante.

Outros sistemas embarcados que podem chamar a atenção e, quem sabe, obter sucesso e até concorrer com o PIC, Arduino e ESP8266.

As Bibliotecas são conjuntos de códigos prontos para funções específicas que são muito úteis para o reúso dos códigos desenvolvidos pelos especialistas em cada assunto. Existem milhares de bibliotecas disponíveis pela internet e muitas são obsoletas ou nem tão interessante ou de boa qualidade. Portanto, a lista de bibliotecas interessantes pode ser útil para todos. Esta pasta conterá links para artigos de outras áreas para evitar redundâncias.