Como postar duvidas

Como postar dúvidas

Postar dúvidas de forma correta vai permitir o entendimento de todos que os lêem, possibilitando a solução mais rápida dos seus problemas.

Quanto mais detalhamento relacionado ao problema for descrito, de forma que seja clara, consistente e suficiente, mais rápido será a resposta de quem deseja postar a solução. Principalmente por não ter que ficar trocando perguntas e respostas repetidas vezes. Um problema que pode ser solucionado em 1 hora poderá demorar meses até que alguém entenda bem o seu problema e te dar a orientação correta, ou até acabar ficando sem solução.

Problemas encontrados em posts

  • Descrição insuficiente: Mesmo achando que as pessoas conhecem muito sobre o assunto, mais detalhes irão refrescar a memória e muita coisa que pode parecer óbvia, geralmente não é.
  • Informação incorreta: Tome cuidado com a descrição, faça uma revisão do que está escrito no seu post antes de salvar.
  • Português e pontuação incorreta: Ocorre com muita frequência a incompreensão de textos por causa disso, muito mesmo!
  • Demora ao responder: Além de aumentar o tempo para solucionar o seu problema, causará muita desistência.
  • Nomes incorretos: pior do que causar dúvidas, é dar certeza de estar certo com a informação errada. Módulos, componentes, protocolos e outros "bixos" podem parecer complexos, pior ainda se forem confundidos com outros "bixos".
  • Respostas espalhadas: Ao responder alguma dúvida, procure atualizar o texto principal do seu post, facilitando assim a procura pelas informações dentre vários ciclos de perguntas e respostas. Evita-se também de ter que esclarecer a mesma pergunta a pessoas diferentes.
  • Ausência de código: Geralmente, o problema está no código. Mesmo que o código seja copiado de algum artigo, sempre há alguma adaptação ou até mesmo algum erro no momento da cópia. Forçar o voluntário procurar um código que possivelmente esteja usando desencoraja e submete a erros de entendimento.
  • Ausência de circuito: Muitas vezes, o erro está na correlação entre o circuito elétrico e o código. Uma pinagem pode ser interpretada incorretamente, uma porta analógica pode ser utilizada como uma digital ou pino que não atende interrupções podem ser confundidos, ou até mesmo versões de componentes ou ligações entre módulos podem interferir no seu problema.
  • Ausência de links e bibliografia: indicando a origem ou base do projeto pois é muito comum ver pessoas comparando projetos parecidos e confundir a teoria deles.
  • Ausência de biblioteca: utilizar uma biblioteca ruim com o mesmo nome de uma biblioteca bem feita, esquecer de adicionar a biblioteca, usar biblioteca antiga ou desatualizada, ou até mesmo incompatível é possível de acontecer,
  • Foco no problema: Citar casos parecidos sem motivo, fazer comparações ou até contar uma piada pode acabar desgastando as pessoas e até confundindo ainda mais um problema que pode ser de simples solução.
  • Educação, respeito e cordialidade: principalmente de quem está precisando de ajuda, para motivar a participação dos colegas que terão maior prazer em resolver o seu problema. Quanto mais educado e atencioso, maior a possibilidade de haver uma boa atenção até conclusão. Um "Bom dia" causará ótima impressão aos que estiverem disponíveis.

Lembrem-se que este fórum é uma comunidade e que aqueles que aqui ajudam, são todos voluntários. A maior motivação é a de se sentir bem em ajudar aqueles que sentem dificuldades de aprender novas técnicas, novos módulos ou até novas plataformas, seja iniciante ou não.

A quantidade destes voluntários depende da cultura de quem participa deste fórum e portanto, para melhorar o ambiente e motivar cada vez mais a prática de ajudar o próximo, posts de ajuda.

Segue abaixo algumas dicas de como postar:

Escolha o título do post adequadamente, imagine como se fosse um super resumo do seu problema

Descreva o problema de forma simples e clara e completa para o melhor entendimento, sem escrever demasiado e sem se esquecer de detalhes que irão ajudar os leitores. Lembre-se que o leitor não o acompanhou no seu projeto e desconhece quaisquer detalhes que esteja em sua cabeça, nem está olhando a sua montagem.

Inclua o código fonte do sketch, incluindo os cabeçalhos e as bibliotecas utilizadas. É importante que o código estera bem organizado, ricamente comentado e identado. Abaixo apresentamos um exemplo de identação de código

Inclua os links de onde conseguiu os códigos fonte, bibliotecas, componentes e projetos que tomou como base pois ajuda muito reunir mais detalhes sobre o seu código

Os nomes de componentes, módulos ou dispositivos são primordiais para se buscar mais informações que fazem toda a diferença no diagnóstico do seu problema.

Diagramas do circuito e fotos detalhando a montagem também são necessários, mesmo imaginando que executou toda a montagem corretamente, geralmente encontramos os erros de interpretação ou entendimento.

Inclusão de código:

Este site tem como padrão, usar o mecanismo Gist do Github (https://gist.github.com/).

Identação de código:

Identar (ou dentear) o código é organizar visualmente seu código de forma que os blocos dependentes fiquem alinhados e mais à direita, facilitando o entendimento do que está subordinado a que.

Muitos voluntários ao verem um código desorganizado e sem comentários, desistem de ajudar.

Exemplo de identação:

Sem identação:
void loop ()
{
a = b;
if (a ==  c)
{
x =y;
z++;
}
}

Identação recomendada:

void loop () {
    a = b;                       //  Valor em a igual ao valor em b
    if (a ==  c) {               //  Se valor em a igual a valor em c faça:
        x =y;                    //  Valor em x igual a valor em y
        z++;                     //  Incremente valor em z
    }
}

Este simples procedimento, colocará a sua idéia no texto do código, e tornará muito mais fácil ao amigo que te auxilia, a entender o que você quer fazer em cada ponto do seu programa, e o melhor ainda, é que você lembrará facilmente a função de cada trechos do seu código.

Como este site é uma comunidade de ajuda, e todos aqui o fazem por livre e espontânea

dedicação, uma solução descrita, pode ser a solução de outro amigo, portanto,

mais uma recomendação:

Ao verificar que sua ideia ou problema ficou resolvido, tome duas atitudes que serão

muito aplaudidas por todos deste site, faça assim:

Descreva a solução do seu caso, e escreva a palavra RESOLVIDO antes do inicio do

titulo do seu post.

Agradeço ao meu grade amigo Rui Viana quem me forneceu a maioria das dicas aqui descritas.

Muito obrigado,

'Labirito Master